Lançamentos Brinquedos: Tendências de 2019 apresentadas na maior feira de brinquedos do mundo

Foto: Sebastian Widmann

Foto: Sebastian Widmann

Se você tem uma loja infantil com certeza precisa se manter atualizado sobre os lançamentos de brinquedos  para que possa fazer as melhores escolhas para o seu estoque, certo?

Por isso, nós fizemos uma pesquisa completa e totalmente atualizada sobre os lançamentos de brinquedos mais procurados no Google, os brinquedos mais vendidos nas maiores lojas virtuais do setor e os brinquedos apontados pela mídia como tendências. Essa pesquisa foi realizada em setembro/2019.

Clique abaixo para baixar o conteúdo completo dessa pesquisa totalmente atualizado.

Baixar Pesquisa 2019 completa →

 

Mas agora,  vamos ao resumo de tendências da Feira que participamos na Alemanha …

Sobre a Spielwarenmesse®

Dos dias 30 de janeiro a 03 de fevereiro de 2019, estive em Nuremberg, na Alemanha, em busca de lançamentos e tendências em brinquedos. Na ocasião, acontecia a Spielwarenmesse®, a feira considerada como a mais importante do setor.

Com participantes do mundo todo e agregando varejistas de todos os portes, eu pude vivenciar ações de grandes marcas e conversar com comerciantes independentes, além de acompanhar as tendências e levar a Angie Oral Care como expositora. Por sinal, a única empresa brasileira com estande na maior feira de brinquedos do mundo.

Com duração de cinco dias, a feira tem mais de 2900 expositores de 68 diferentes países. Como único representante brasileiro como expositor, posso dizer que a estrutura é grandiosa e mostra claramente porque é a mais relevante para o mercado.

Quase um terço das empresas com estante neste evento não estão em nenhum outro do mundo. São cerca de 70 mil visitantes, de mais de 130 países, que visitam a Spielwarenmesse® para conhecer mais de um milhão de produtos. Destes, cerca de 120 mil são lançamento de brinquedos.

Como funciona a feira de brinquedos líder mundial

A feira é destinada e propícia para fazer contatos de negócios. Toda a cadeia produtiva e varejista está de olho, e a cobertura midiática é forte. São tantas atrações que arrisco a dizer que os cinco dias passam voando!

Showtime

No pavilhão de “Artigos para festa, Carnaval e Fogos de artifício” é um show à parte. Diariamente há diversos espetáculos com lindíssimas fantasias, além de demonstração ao vivo dos produtos e atividades que permitem os visitantes interagirem com o que está sendo exposto.

Tech2play

Se assim como eu, você gosta de estar por dentro do que há em inovação e lançamento de brinquedos, a área dedicada a produtos tecnológicos é interessantíssima – mesmo que você também não trabalhe diretamente com este tipo de brinquedo.

Produtos com controles remotos, Robôs, realidade aumentada… Tem de todos os tipos! É inspirador ver como o setor tem se diversificado entrando, inclusive, na área de educação com os chamados Electronic Learning.

Toy business forum

A área de aprendizado técnico também entra na pauta do evento. Especialistas compartilham conhecimento e experiências da rotina empresarial em formato de palestras. Os temas variam, permeando todos os campos de aprendizado necessários a um empreendedor, como vendas e marketing, por exemplo.

Toys meet books

Nesta área da feira estão os produtos de papelaria, jogos, quebra-cabeças, brinquedos de madeira e livros. É um espaço dedicado a esta abordagem.

Os lançamentos de brinquedos mais inovadores

O ponto alto do evento e o que mais me instigou foi a TrendGallery. É nela que são apresentados os lançamentos de brinquedos mais inovadores. Digo que é o ponto alto, ao meu ver, pois as marcas selecionadas para mostrar seus produtos e ganhar toda a evidência que a feira gera passam por uma espécie de concurso: o ToyAward.

ToyAward

Um evento à parte dentro da Spielwarenmesse®,, a premiação anual destaca as grandes inovações. Qualquer empresa pode se inscrever e participar. Os premiados tornam-se destaque, em suas respectivas categorias, e se apresentam na TrendGallery: uma galeria que dita tendências para todo o setor. Proibido filmar ou tirar fotos, instiga o visitante a ir nos estandes dos expositores para manusearem o produto.

Toy award

TrendGallery

No espaço dedicado aos ganhadores, os lançamentos de brinquedos são expostos assim como a classificação no prêmio: Categoria Baby e Infanto, de zero a três anos; Preschool, de três a seis anos; School Kids, de seis a dez anos; o Teenager and Adult, acima de 10 anos; e Startup, dedicado às empresas mais inovadoras e iniciantes no mundo dos negócios.

As tendências que mais chamaram a minha atenção

Vivenciei nestes cinco dia muitas experiências e conversas riquíssimas sobre o futuro do setor. Observando e analisando tudo de perto, elenquei algumas tendências bem legais que gostaria de compartilhar:

Efeito wow

O Wow effect, ou efeito wow, já é um conceito aplicado em outros segmentos e aborda o efeito causado no consumidor diante de determinada ação ou produto. Ele está relacionado a algumas características:

Unboxing

Pode parecer detalhe, mas a experiência de compra não pode ou deve ser finalizada no pagamento pelo cliente. O ato de “retirar da caixa” ou receber o produto conta muito. Afinal, há toda uma expectativa por trás do desejo.

Wow Effect

A ideia de surpreender é bastante parecida com tendências anteriores. Lembra da época em que era moda que um produto se transformasse em outro, como itens que trocavam suas cores neutras por neon; ou caixas que viravam tabuleiros de jogos; e outros detalhes que mexem com a imaginação das crianças.

Tecnologia

Sim, a tecnologia não é apenas uma tendência para estas gerações que já nascem digitais. É mais uma forma de aproximação e experiência. Brinquedos que falam sob algum comando ou respondem conforme interação das crianças tem ganhado cada vez mais espaço.

Tecnologias como QR codes e hologramas também estão em alta, assim como os diversos APPs de jogos, incluindo os educativos. Achei surpreendente alguns itens que tentam criar ou recriar um ambiente virtual para as crianças, criando avatares (personagem virtual) que precisam ser alimentados, cuidados, bem tratados – como já foi moda há alguns anos no Brasil, mas segue em alta e muito mais acessível agora.

Kidults

Também me surpreendeu conhecer um novo nicho dentre os lançamentos de brinquedos, os Kidults: produtos desenvolvidos para os intitulados “adultos crianças”, trazendo novidades para esta categoria, muito voltado para nostalgia e destinado a um público com idade média de 30 anos.

A aposta é alta, pois os produtos são vinculados, em sua maioria, à cultura. Brinquedos de séries de TV, filmes e itens retrô com forte apelo para o design. Muito interessante, pois cria um novo nicho de mercado para adultos com alto poder de compra.

Sobre nossa atuação

O nosso porta-dentinhos foi premiado aqui no Brasil como produto inovador e validamos a aprovação internacional. Os visitantes gostaram e lá fechamos negócios, estamos oficialmente no mercado de exportação, seguindo os caminhos de nossa “empresa mãe” a Angelus, pois já exporta para mais de 80 países. Em breve teremos ainda mais novidades em brinquedos para saúde bucal infantil para apresentar ao mercado.

Foram cinco dias muito intensos. Por isso digo que talvez o tempo tenha sido pouco, principalmente por ser também um expositor. Mas sem sombra de dúvidas foram momentos riquíssimos, que abrem discussões sobre os rumos do setor e o anseio por novidades e produtos com diferenciais.

Estande Angie

Acho que cabe aqui a abertura para iniciarmos discussões de como incluir estas tendências em nosso mercado e até mesmo uma reflexão sobre os caminhos que acreditamos para crescimento do varejo de brinquedos.

Se você se sentir à vontade, me conte aqui embaixo, no espaço para comentários, o que você acredita ser os próximos passos do Brasil no que se refere ao lançamento de brinquedos. Será uma experiência bastante interessante poder falar com outras pessoas sobre o potencial de crescimento e desenvolvimento por aqui!

Comentários
Compartilhe: