Confira os melhores momentos e as principais tendências apresentadas na ABRIN 2019.

Francal Divulgação
Foto: Francal Divulgação.

 

Entre os dias 15 e 18 de março, estive presente na ABRIN: feira realizada pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ) e considerada “a maior e mais completa plataforma de lançamento de produtos, negócios, networking, soluções e serviços”.

Não em vão, ela recebe a participação quase totalitária das empresas do segmento, movimentando a indústria e o varejo de brinquedos por todo o ano e é considerada determinante para indicar tendências e sucessos de vendas que estarão nas vitrines encantando crianças e adultos.

Além de levar a marca da Angie Oral Care, aproveitei para acompanhar o que está movimentando o mercado nacional referente aos brinquedos, lançamentos e destaques. Compilei as principais informações neste texto, para discutirmos nossas apostas e traçarmos planos para melhor atender as demandas e necessidades de nossos clientes.

Angie estande

ABRIN 2019: por dentro da 36ª edição da maior feira de brinquedos do Brasil

Estima-se que, para 2019, o mercado nacional de brinquedos apresentará um crescimento no faturamento entre 8% e 11%. Desta fatia, 30% das negociações e transações ocorreram na ABRIN 2019 – para que você tenha ideia da dimensão e relevância do evento para o segmento.

Este ano, estiveram presentes mais de 130 marcas, expondo cerca de 1200 itens entre destaques, lançamentos, inovações e “best-sellers” para mais de 15 mil participantes, entre lojistas e compradores.

Quando comparada ao mercado internacional, a ABRIN é considerada a terceira maior feira do setor. Mas engana-se quem acha que nela é encontrada apenas brinquedos. O evento é uma completa e rica experiência para o setor, gerando muito relacionamento e, é claro, negócios.

Eventos integrados à feira

Além da programação regular, a ABRIN possui eventos integrados que agregam ainda mais valor e conhecimento aos seus participantes.

ABRIN Talks

A primeira iniciativa de destaque que vi no evento, indicando o quão agregadora a feira é para seus participantes, é o ABRIN Talks, um – podemos chamar de – evento paralelo dedicado ao conhecimento.

Dentre os palestrantes, nomes de destaque frente a grandes marcas:

  • Rodrigo Paiva, Diretor de Licenciamento da Turma da Mônica;
  • Tokie Esaka, Criação e Desenvolvimento de Produto Disney;
  • Lilian Alves do Carmo, da Bromelia (Galinha Pintadinha);
  • Alexandre Tuttoilmondo, gerente de Categoria da Warner Bros;
  • Anna Carolina Mezashi, Coordenadora de Inteligência de Mercado na Gloob.

Também foi possível ganhar conhecimento com apresentações que destacam temas de utilidade para o desenvolvimento e especialização do mercado, como:

  • Comportamento do consumidor e o que os lojistas estão fazendo para vender mais;
  • Supervendedores de Marketplaces;
  • Como ampliar suas vendas através do e-commerce;
  • Como o setor de brinquedos pode utilizar o digital e o e-commerce para beneficiar sua loja? Como estão os avanços no Brasil?;
  • Um raio-x do comércio móvel no Brasil;
  • Marketing de Varejo;
  • Produto + Visual Merchandising: potencializando a performance;
  • O código do consumidor para lojistas;
  • O novo mercado dos jogos de tabuleiro;
  • Gestão financeira;
  • Como usar a tecnologia para criar estratégias inteligentes no PDV; dentre outras.

Além disso, o evento deu um peso maior a duas palestras, consideradas especiais:

  • Estudo Kids lifestyle: 8 tendências (e oportunidades) para quem cria e vende brinquedos, com Karina Arruda, da Inspiral;
  • Visual Merchandising na dinâmica da loja, com Cintia Lie Matuzawa, Diretora na Invarejo.Co.

Ah! E se você não sabe, a ABRIN possui um canal onde compartilha vários momentos e algumas entrevistas realizadas durante o evento. Vale a pena dar uma olhada!

Arruma loja

Neste evento, os lojistas podem conhecer sobre as principais técnicas de visual merchandising. Os participantes aprendem sobre melhorias na exposição de produtos para aumentar as vendas, cores, posicionamento e outros itens que ajudam a tornar a loja mais atrativa para o consumidor.

estande angie

Ali, foi possível ver alguns detalhes que apontam uma tendência no mercado.

Também são oferecidos oficinas de visual merchandising, que estimulam a discussão das melhoras práticas e suas aplicações no ponto de vendas.

Game Show

Este evento foi, além de inédito nesta edição, um total destaque na feira da ABRIN em 2019. O espaço é totalmente dedicado aos jogos de tabuleiro, que têm reconquistado o seu espaço, impactando no faturamento do setor e agradado aos mais diversos púbicos, de todas as idades.

Game show

Para se ter ideia, o faturamento nacional em brinquedos desta modalidade superou os R$600 milhões. Totalmente compreensível o ganho do espaço dedicado e da repercussão que presenciei no evento.

Game show placa

No local, os visitantes da ABRIN puderam vivenciar os mais diversos e interessantes jogos de tabuleiro. O trabalho de curadoria do espaço ficou por conta do Fernando Antonio Celso Júnior, representante da empresa Board Games SP, que é responsável por realizar o maior evento mensal da categoria – ou, como é nomeado, Jogos de Tabuleiro Moderno do Brasil.

Rodada de Negócios

Apesar de toda a inovação e conteúdo do evento, é o espaço da Rodada de Negócios que mais instiga os visitantes. Afinal, como todo bom comerciante, a gente quer mesmo é fazer parcerias e fechar negócios.

Na ABRIN, então, isso é ainda mais enaltecido. Afinal, quase um terço do faturamento anual do setor acontece ali, em poucos dias. Dá para imaginar a intensidade deste evento para todos os seus participantes?

Foi na Rodada de Negócios que estivemos presentes expondo os produtos da Angie Oral Care!

A esta altura, se você não esteve no evento, certamente já se interessou para ir na próxima edição, em 2020, imagino! E com razão. A feira propicia experiências únicas que fazem indústria e comércio dialogarem em busca de melhores resultados para o setor.

Além dos pontos que trouxe no texto, gostaria de salientar uma outra percepções que tive em minhas andanças durante a ABRIN sobre o licenciamento de algumas marcas.

Paw Patrol – Patrulha Canina, aparece forte em vários produtos, indicando um caminho para as marcas que trabalham com público infantil e utilizam o licenciamento de outras para uso em seus produtos.

Talvez não seja bem uma novidade, já que está previsto para 2019 o lançamento do filme e, para 2020, a renovação de mais uma temporada no Cartoon Network do fenômeno Ben 10. Porém, achei válido compartilhar a informação aqui no blog, para que se atentem à repercussão e ao impacto do retorno desta temática, que pode ser aplicada em diversos setores além dos brinquedos.

Efeito Surpresa – Assim como foi bem apontado na Feira da Alemanha que estive no mês anterior, o efeito com ítens surpresa tem vindo com muita força. Brindes ou ítens extras que acompanham os brinquedos é uma forte tendência, então fica a dica na hora de escolher o estoque de brinquedos que fará sucesso na loja.

Estas foram as minhas principais impressões sobre o evento. Você esteve por lá também? Conte o que achou nos comentários abaixo!

Um abraço,

Comentários
Compartilhe: