Como atrair clientes para minha loja infantil

Se, para você, a pergunta “como atrair clientes para minha loja infantil” ou “como fazer marketing infantil” está sempre pulsando na cabeça, este post pode te ajudar a crescer a receita de seu negócio aumentando o volume de interessados e, é claro, compradores.

Seja para uma loja infantil física ou um e-commerce, técnicas já consagradas de marketing infantil, muita criatividade e os investimentos corretos podem fazer toda a diferença. Por isso, no post de hoje abordaremos dicas que se encaixam em ambas as modalidades – inclusive caso você atue com as duas!

Estratégias de aquisição de clientes para loja infantil

 

É cada vez mais comum às marcas ter uma atuação híbrida no comércio. Uma loja infantil local pode querer alcançar novos mercados, disponibilizando uma operação virtual e para isso precisará dominar muito o marketing infantil no ambiente digital.

Já um e-commerce, pode utilizar de espaços físicos para validar um novo mercado de atuação,  atender a uma demanda sazonal, como o período natalino, ou mesmo ceder um espaço para uma experiência de marca mais completa.

Com o chamado New Retail, por exemplo, é cada vez mais comum encontrar as, agora famosas, Pop-up stores, que conseguem atender  a estas demandas pontuais sem onerar drasticamente a operação com uma loja física fixa.

Já também os estabelecimentos que têm a estratégia de operação híbrida como padrão, utilizando da infraestrutura física para suportar a operação virtual.

Independentemente de qual modelo de negócio optado, se você se pergunta com frequência “como atrair clientes para minha loja infantil”, a fim de impulsionar suas vendas, é importante conhecer táticas de marketing infantil específicas para cada uma delas.

Com criatividade e visão estratégica, você saberá o momento certo de abordar cada uma delas e até mesmo unificá-las para potencializar ainda mais a atração de potenciais compradores em sua loja infantil.

Como atrair clientes para minha loja física

Se você possui uma loja infantil local, possui um campo de atuação mais restrito. Por isso, suas ações e investimentos devem ser direcionados para impactar e atender este mercado. Dentre as possibilidades, destacam-se:

Apoie, patrocine ou participe de eventos locais

Eventos locais que tenham um público-alvo semelhante ao seu é uma excelente forma de impactar várias pessoas de uma só vez. Você pode patrocinar o evento, tendo sua marca exposta nos veículos que o divulgam, ou pode apoiar sua execução, delineando ações que possam levar mais clientes para a sua loja infantil.

Pense em uma ação onde você possa coletar o contato das pessoas para poder se relacionar com elas depois, pode ser um cadastro de um sorteio ou mesmo pedir para seguirem o perfil do Instagram da loja. Os eventos precisam gerar novos contatos e relacionamentos futuros. 

Faça eventos em sua própria loja infantil

Uma opção é realizar eventos em sua própria loja. Utilize de parcerias e contatos para convidar pessoas a participarem. Invista em conteúdo e ações de interesse ao seu público, pois convite para conhecer a sua loja sem alguma ocasião específica que agregue valor a ele pode ser facilmente descartado – ou substituído por outro mais interessante.

Palestras sobre temas do universo “mamãe e bebê”, workshops e cursos para mães de primeira viagem – principalmente para uma loja infantil que atenda a parte de Puericultura – podem ser assuntos interessantes para levar pessoas à sua loja infantil.

Faça uma pesquisa com as clientes perguntando os assuntos que elas teriam interesse ou mesmo sugestões de eventos que elas participariam, isso já vai te dar boas ideias do que pode fazer para atrair mais clientes para sua loja.

Participe de bazares e feiras na região que sua loja abrange

Além de concentrar um grande número de pessoas, estes ambientes são excelentes para se conectar à comunidade local, conhecer mais pessoas, conseguir boas parcerias, clientes e recomendações.

Faça parcerias estratégicas para divulgação

Já considerou oferecer descontos para mães de alunos de uma determinada instituição de ensino ou pacientes de algum pediatra ou odontopediatra?

Estas ações podem impulsionar a atração de novos clientes e as vendas. Depois disso, basta que você tenha bons produtos, serviços, atendimento e muita novidade para fidelizar a clientela! 

Você pode também fazer parcerias com infuenciadoras e blogueiras que tenham como seguidoras as mamães da sua região, assim elas podem fazer divulgação da sua loja e convidar as mamães para fazer compras no seu estabelecimento. Só tome cuidado para que o parceiro escolhido tenha afinidade com o setor infantil, assim evitará possíveis gafes e terá mais conexão com o público de mamães e papais.

Invista na fachada e na vitrine de sua loja

Quando você optou por abrir uma loja infantil física, certamente considerou um ponto de venda bem localizado, com passagem de pedestres que poderiam se tornar potenciais clientes, certo?

Para que isso aconteça, porém, além do ponto, é importante investir em uma fachada adequada, que chame a atenção do seu potencial consumidor e que ajude no reconhecimento de sua marca – principalmente com as ações complementares que você fará para divulgá-la na região.

Além disso, é também indispensável a concepção de uma vitrine atraente, fazendo com que as pessoas que passam em frente a ela se interessem em ver não apenas o que está exposto ali na frente, mas que se sintam atraídas por entrar e ver o que mais há a ser oferecido. Preste atenção nas reações das mães ao ter contato com sua vitrine e se possível, peça a opinião e sugestões delas para melhorias. Inclusive, temos um conteúdo completo sobre vitrine infantil aqui. 

Tenha sempre produtos inovadores em seu estoque – e deixem suas potenciais clientes saberem disso

O que você tem de diferencial em relação aos seus concorrentes? O que você tem a oferecer de novidade que possa atrair novos clientes?

Ter uma boa diversidade de produtos e contar com novidades em sua loja infantil pode fazer toda a diferença. Um exemplo é o case de sucesso da nossa cliente Cláudia, proprietária da Reino do Bebê, que atraiu muitas clientes para a sua loja com a revenda da linha Angie Oral care.

Divulgando a novidade em estabelecimentos parceiros, ela conseguiu não apenas levar novos clientes à sua loja, mas também impulsionar as vendas. Vale a pena ler este case e absorver as dicas compartilhadas!

Como atrair clientes para minha loja infantil virtual ou pelo meio digital

Já as lojas infantis on-line possuem especificidades. Apesar de ser possível realizar divulgações offline que direcionem clientes para o seu e-commerce, o inverso é o mais comum.

Por isso, as dicas que citaremos como indicadas para uma loja infantil virtual podem – e devem – ser vistas como oportunidade para fomentar a atração de clientes também para o seu estabelecimento físico. Ou seja, ações digitais que ajudam a atrair mais clientes tanto para o ambiente on-line quanto off-line:

Marque presença ativa nas redes sociais

É raro encontrar alguém que não esteja em pelo menos uma rede social. Por isso, escolha aquela(s) que seu público tem maior adesão e invista no relacionamento por meio dela. Com conteúdo relevante – ou seja, nada de fazer apenas propaganda por lá -, você aumenta o engajamento, as interações e, assim, impacta novas pessoas que podem se tornar potenciais compradores de sua loja.

Para te dar uma mãozinha nessa parte, disponibilizamos pra você diversos posts para Instagram de loja infantil, totalmente grátis. Você vai encontrar artes profissionais e legendas prontas para postar. É só clicar aqui 

Acompanhe as ações das marcas que você revende

Algo que vemos com frequência aqui na Angie são nossos parceiros de vendas interagindo com consumidores que se interessam por nossos produtos pelas redes sociais, deixam comentários e recebem uma abordagem para compra do produto desejado. Fique de olho e não deixe passar oportunidades! Além disso, solicite aos seus fornecedores materiais digitais para divulgação dos produtos, como imagens em boa qualidade, banners digitais e posts de redes sociais.

Aqui na Angie, por exemplo, nós oferecemos esses materiais digitais já prontos para facilitar a venda dos lojistas, além da divulgação dos nossos pontos de revenda em nosso site. Sua loja está cadastrada nos pontos de vendas das marcas que vc representa? Coloca essa tarefa na sua lista. 

Tenha uma verba dedicada para anúncios

Uma das grandes vantagens trazidas pela internet é o fato de que qualquer pessoa pode investir em divulgações nela. Não importa qual seja o seu orçamento, as ações são mais acessíveis e os resultados, em grande parte das vezes, será proporcional ao investimento.

Existem diversas modalidades de anúncios online que te ajudarão a atrair novos clientes para a sua loja infantil. No Google, nas redes sociais, em portais de nicho… O ideal é avaliar quanto você pode dedicar ao investimento para escolher os canais e formatos mais adequados. 

Conceda cupons de desconto para a primeira compra

Esta é uma ação bastante comum nos e-commerces para estimular a primeira compra dos clientes impactados em outros canais e ações, mas pode também servir para atrair a clientela para o seu site – e porque não para a sua loja física também, não é mesmo?

Defina uma estratégia de desconto, os meios de divulgação, os parceiros que poderão te auxiliar a atingir novos potenciais clientes e coloque em prática!

Esperamos que, com estas dicas, você não precise mais se perguntar “como atrair clientes para minha loja”, mas que utilize destas ideias para encontrar as mais adequadas táticas para o modelo de negócio e orçamento disponível para ter ainda mais sucesso.

Você faz alguma ação diferente que traz bons resultados? Compartilhe com a comunidade de lojistas nos contando nos comentários =)

Comentários

Facebook
LinkedIn
WhatsApp